VENTOSAS INDUSTRIAIS
Quando é necessário realizar a manipulação, transporte ou movimentação de componentes, embalagens e peças no ambiente industrial, principalmente considerando a ergonomia das aplicações, ventosas industriais se mostram como opção ideal.
Apesar de pequenas, leves e simples, as ventosas têm uma ampla aplicação na automação industrial. Leia o texto e entenda mais sobre esse componente.
A pneumática é um campo de estudo que fornece uma grande variedade de mecanismos e equipamentos muito importantes aos processos de produção. Alguns desses componentes são até bem simples e populares, mas que assumem tarefas essenciais em um sistema de automação industrial. É o caso das ventosas.
Essas peças de qualidade, neste post você vai entender melhor o que são as ventosas e como elas funcionam dentro dos sistemas de automação industrial!
O que são as ventosas?
A ventosa é um pequeno objeto de polímero que consegue reduzir a pressão do ar em seu interior. Com isso, a ventosa consegue facilmente se prender a diferentes superfícies.
Diferentemente dessas ventosas convencionais que usam a força mecânica para gerar a pressão (bastando apertar contra a superfície), os modelos industriais usam os geradores de vácuo, sistema que controlam a obtenção do vácuo no interior da ventosa, permitindo assim a automação.
Quais os principais tipos de ventosas industriais disponíveis?
Ventosas de fole
São macias com curvaturas, que as permitem se adaptar a diferentes superfícies e forças de carga.
Ventosas planas
As ventosas planas são mais rígidas e direcionadas para aplicações em que é necessário garantir maior confiabilidade na aplicação.
Quando utilizadas com um conjunto de geradores de vácuo e válvulas de retração e, podem manter o vácuo de modo automático caso a alimentação seja interrompida.
Qual sua importância e aplicação dentro da indústria?
Ao partir para as atividades industriais, observamos diversas aplicações possíveis. Elas são capazes de manipular o fluxo de fluidos e de ar.
Um dos usos mais comuns é o transporte e manipulação de peças ao longo de uma linha de produção. Apesar de leves e pequenas, sua força de sucção é suficientemente eficaz para garantir uma operação segura.
Elas são de diferentes formatos. Os polímeros utilizados em sua construção possuem propriedades elásticas para assegurar a flexibilidade na aplicação em superfícies variadas. Além disso, são resistentes a temperaturas extremas, baixas ou altas, e a em produtos químicos.
Também é possível que sejam produzidos com materiais não tóxicos para a aplicação em sistemas que necessitam de assepsia para proteger os demais componentes.
As ventosas são equipamentos muito importantes para a automação pneumática. São direcionados para diferentes tipos de aplicações, promovendo a segurança e a logística em tarefas repetitivas ou em locais sob condições extremas.
Quer saber mais sobre a automação pneumática? Então, baixe gratuitamente nosso catálogo e conheça nossos componentes!