(92) 2126-7693
Manaus - AM
Search
Generic filters

Manutenção e Automação industrial, como elas se relacionam?

A transformação digital, em conjunto com a evolução da automação industrial, tem mudado e revolucionado o modo como mantemos e gerenciamos nossos ativos, aumentando significativamente o valor e a atuação de um profissional de manutenção na indústria. Mais do que simplesmente estar apto a atender a ocorrência de uma falha, um bom plano de manutenção pode gerar um grande valor aos negócios da empresa. Para entender um pouco melhor, esclarecer de que forma a automação industrial está relacionada com a manutenção e mostrar como uma política de manutenção bem planejada é importante, confira os pontos a seguir:

  • A automação industrial – Ao implementarmos um sistema de automação, a ideia inicial é garantir o controle da produção com alta confiabilidade e repetibilidade de maneira simples e prática ao operador, trazendo diversas funcionalidades em relação ao controle operacional como alarmes, interfaces gráficas, comandos e etc… Desta forma, os mesmos dados que são utilizados no controle dos processos podem orientar de maneira mais assertiva a manutenção, como podemos ver nos pontos a seguir.
  • O advento da Industria 4.0 – Devido aos últimos avanços tecnológicos e o fomento de tecnologias voltadas a IoT, como o Big Data e o cloud computing, começamos a viver em um mundo cada vez mais digital onde o uso inteligente dos dados é o principal guia para a tomada de decisões e estratégias de negócios. A utilização de equipamentos inteligentes – que são capazes de coletar dados em tempo real – em conjunto com softwares de analise – que processam estes dados e identificam padrões comportamentais do sistema, como, por exemplo, uma temperatura atípica em dos barramentos de um painel que pode estar relacionada a alguma conexão frouxa – trazem uma forma mais eficiente de monitoramento e gerenciamento das plantas, dando a possibilidade de eliminar riscos de uma quebra antes mesmo que ela aconteça. Soluções desta forma já existem, conheça o Ecostruxure Asset Advisor da Schneider Electric e otimize a forma de manter seus ativos.Automação industrial
  • Aumento da eficiência dos equipamentos – Um dos principais benefícios de uma manutenção bem planejada está relacionado a eficiência dos equipamentos. Garantir que eles estejam operando dentro das melhores condições diminui a incidência de paradas e maximiza o tempo de operação.
  • Aumento da disponibilidade –  Com a automatização, o tempo de resposta da manutenção é minimizado, não apenas reduzindo o tempo de manutenções corretivas, mas evitando que estas sejam necessárias através de uma maior atuação na prevenção, ou seja, menos manutenções reativas e mais preditivas.
  • Redução dos custos – Além de uma melhora na eficiência e agilidade do processo, a automação industrial também garante a redução de custos em diversas áreas. As atividades relacionadas a manutenções corretivas, que são as mais caras, tendem a reduzir com a atuação de manutenções preventivas e preditivas. Isto resulta em uma atuação mais especifica e eficiente, ou seja, o tempo dos técnicos é melhor aproveitado e os gastos com reposições de peças não planejadas também é reduzido. Claramente os benefícios também influenciam outros pontos, como a produção, que é diretamente afetada pelo aumento da disponibilidade das máquinas, e o controle sobre um estoque programado de peças de reposição.
  • Otimização do planejamento da manutenção – Com a visão mais ampla das causas dos problemas, os gestores passam a enxergar o panorama geral e a dinâmica interna da empresa mais detalhadamente, tornando assim a relação entre a manutenção e a produção mais orgânica. Quando uma falha pode ocorrer, a automação industrial ajuda a identificar sua causa e gera uma sugestão de ação para evitá-la. Como já citado anteriormente, a base de dados coletada possibilita ao gestor a se organizar melhor, tendo informações essenciais quanto ao desempenho de seus equipamentos. Quanto mais informações ele tem sobre seu processo, melhor o planejamento para as estratégias de manutenção e para as tomadas de decisão.

Com os pontos apresentados, fica clara a importância da automação em conjunto com a manutenção, e como a boa implementação de ambos ajuda a tornar todos os setores da empresa mais alinhados e eficientes.

×