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Como a digitalização pode ativar a resiliência crítica dos negócios em tempos de crise

Heráclito, um antigo filósofo grego disse, “a mudança é a única constante na vida”. Embora a verdade desse provérbio seja óbvia para as empresas de hoje, é como as organizações planejam e neutralizam os impactos potencialmente devastadores de situações de emergências que podem ser críticos para a sobrevivência de uma empresa. Para muitas empresas de pequeno e médio porte, as estatísticas mostram um quadro sombrio, revelando que 40% nunca reabrem após um desastre e, dentre as que o fazem, 25% falham dentro de um ano, de acordo com a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA.

Ready.gov estimou que 63% das empresas não possuem processos para se recuperar após uma emergência. Só porque crises como eventos climáticos, desastres naturais e outros eventos catastróficos estão fora do nosso controle, não significa que seus impactos não possam ser antecipados, avaliados e mitigados. Agora, temos a capacidade tecnológica para impulsionar ativamente a continuidade e a viabilidade dos negócios diante de eventos imprevistos – ou para piorar suas consequências ignorando os riscos previsíveis.

As plataformas digitais de ponta que combinam análise avançada com conectividade remota oferecem às empresas a visibilidade necessária para identificar possíveis vulnerabilidades, para que possam enfrentar e diminuir os choques de ameaças súbitas e imediatas à continuidade dos negócios. A alavancagem da tecnologia digital fornece aos líderes dados críticos para ajudá-los a se preparar com antecedência para situações emergentes. Prevendo emergências e executando cenários de mitigação com antecedência, as empresas podem priorizar e executar táticas mais eficazes de respostas a crises, reduzindo assim os riscos para suas operações, funcionários e clientes.

Resiliência empresarial em um mundo de mudanças

Eventos não planejados podem ter um efeito devastador em qualquer negócio, principalmente em nosso mundo interdependente e interconectado. As empresas inteligentes percebem que é essencial ter tecnologia e planejamento para acelerar a recuperação de incidentes, proteger pessoas, ativos e ganhos. O planejamento da continuidade dos negócios muda o foco da própria emergência para a identificação e proteção de processos vitais dentro da organização. Para Lidl Finland, significa definir uma estratégia para manter as operações para que funções críticas de negócios não sejam interrompidas. O modelo de resposta de cada organização conterá uma combinação única de características de gerenciamento de riscos, incidentes, crises e continuidade. Não importa o contexto operacional, as empresas resilientes planejam proativamente superar as consequências da incerteza e as ferramentas digitais estão liderando o caminho para melhores resultados.

Antecipando o inevitável

Quando as funções e canais de negócios tradicionais são impactados durante uma crise, o valor de um catálogo de operações digitais torna-se repentinamente óbvio, mas estar preparado significa equipar a infraestrutura crítica antes da ocorrência de um desastre. Por exemplo, a BASF combinou digitalização com monitoramento remoto para que os serviços conectados baseados em nuvem possam garantir que os dados operacionais estejam atualizados, centralizados e armazenados em um cofre digital seguro e prontamente disponível. Os ativos físicos e de produção estão totalmente catalogados, de modo que a administração tenha visibilidade sobre a criticidade de cada processo comercial, bem como o conhecimento necessário para manter as operações. As tecnologias digitais dão às partes interessadas acesso a informações mais precisas e completas para que possam reduzir as suposições e implementar uma abordagem padronizada e coordenada para criar e manter avaliações e auditorias de conformidade, além de testar planos de continuidade dos negócios. Como a tecnologia evolui constantemente, os líderes pragmáticos reavaliam as necessidades, orçamento e planos de sua organização continuamente e, quando as capacidades não estão disponíveis internamente, observam a grande variedade de serviços profissionais e gerenciados que estão disponíveis para ajudar a implementar o plano.

Preparação e planejamento do sucesso da espécie

Um dos benefícios da conectividade em nosso mundo digital “sempre ligado” é que, quando combinada com uma estratégia sólida, a tecnologia permite velocidade, agilidade e conhecimento em tempos de crise. Eventos não planejados não respeitam as horas regulares de trabalho, feriados ou fins de semana, uma organização resiliente deve estar disposta e ser capaz de se engajar de forma eficaz a qualquer momento. Aplicativos e plataformas móveis de crise podem ativar o pessoal-chave imediatamente e dar-lhes acesso direto a informações essenciais que os ajudam a coordenar rapidamente os esforços de continuidade dos negócios, ao mesmo tempo em que permitem aos membros da equipe identificar seu papel, localização e atividade mais rapidamente do que nunca. Além de permitir que muitos funcionários trabalhem fora do local e acessem a base de conhecimento  remotamente conforme as circunstâncias, as aplicações de colaboração e o software de realidade virtual/aumentada oferecem o potencial para que os funcionários da organização no local obtenham ajuda para solucionar seus problemas com profissionais de serviços remotos que podem acessar as atualizações de status e condições em tempo real de forma eficiente e fornecer orientação adequada.

Convertendo a crise em oportunidade

Empresas adaptáveis, cujo planejamento, estratégia e coordenação lhes permitiram resistir a crises são frequentemente mais eficientes, melhor conectadas e mais centradas no cliente. As ferramentas digitais que possibilitaram a colaboração remota no local de trabalho, o gerenciamento de processos virtuais e a conectividade em tempo real também podem criar uma mentalidade focada em resultados. E assim como a confiança em uma organização pode ser irremediavelmente prejudicada por interrupções e má gestão de incidentes, assim também a confiança em uma marca pode ser grandemente reforçada pela resolução bem sucedida de crises que impulsionam a experiência do cliente. As partes interessadas de hoje esperam atualizações rápidas e em tempo real dos procedimentos de resposta de uma empresa, cenários de mitigação e melhores práticas que o estado-da-arte digital permite facilmente. Possuir a narrativa é uma tábua fundamental na capacidade de uma organização resiliente de assegurar aos clientes e funcionários que sua equipe de ação de resposta a incidentes está tomando medidas imediatas e eficazes.

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