(92) 2126-7693
Manaus - AM
Search
Generic filters

Quanto tempo dura um cilindro pneumático?

Cilindro Pneumático

Quando pensamos em produção, logo vem à mente a importância das máquinas neste processo. Podemos dizer que todo componente que atua para que as máquinas funcionem são essenciais para o mundo em que vivemos.

É o caso, por exemplo, do cilindros pneumático. Neste conteúdo, montaremos um guia prático sobre esta peça. O que são? Por que são importantes? Estas perguntas, e outros pontos, serão abordados a seguir.

O que são cilindros pneumáticos?

Os cilindros pneumáticos são responsáveis pela movimentação de partes móveis nas máquinas automáticas. Ou seja, são os elementos que permitem as movimentações e o emprego de força para que as funções sejam exercidas. Isso acontece a partir do armazenamento e uso de gás comprimido na estrutura, o que gera a potência e força para que entre em ação.

Neste sentido, para cada peça automática existe uma norma ISO e um certificado de uso. Sempre que for preciso trocar, é importante que estas regras sejam cumpridas, pois elas que representam as normas técnicas referentes a cada cilindro e sua recomendação de uso em determinada máquina.

Tipos de cilindro pneumático:

Cilindros Compactos

Cilindro pneumático

Estes cilindros compactos são fornecidos nas seguintes versões: – com ou sem rede de triturar – fixação de distâncias centrais compatíveis com, ISO 15552 (antiga ISO 6431), ou com a norma francesa NFE 49-004-1 e 2 (UNITOR).

O perfil especial e o facto de as cabeças externas serem aparafusadas no forro dão um excelente guia. Existem inúmeras opções de fixação graças à vasta gama de pontos de ancoragem. Os fins de curso mognéticos retrácteis podem ser montados em ranhuras no cilindro para medir a posição.

Linha de Cilindros ISO 6432 e ISO 15552

cilindro pneumático

Expande-se com a introdução de novos cursos disponíveis e versões dupla ação com mola.

O curso máximo das versões SE (simples ação) do ISO 6432 com Ø 16-20-25 agora disponível como padrão, vai  até 100 mm, tanto para cilindro de haste avançada, quanto de haste recuada. Além disso, para ISO 6432 (Ø 16-20-25) e para

todas as séries ISO 15552 (Ø32-40-50-63) também as versões DE( dupla ação) com mola serão introduzidas como padrão, tanto na versão haste avançada, quanto na versão haste recuada.

Cilindro Pneumático Série RHV

cilindro pneumático

Cilindro dupla ação ISO 15552 serie RHV, Magnético, amortecido, Êmbolo em tecnopolímero com diâmetro de 50mm, Curso: 250mm, Vedação: NBR, temperatura de ação -10°C a 80°C

s cilindros RHV série econômica foram pensados para prover mais uma alternativa aos clientes Metal Work, mas sem deixar de agregar inovações no desempenho do conjunto. Esta série possui um amortecimento fixo que foi desenhado após ampla análise de aplicações de clientes para que seja possível atender a sua maioria de forma eficiente e com rapidez de instalação por não necessitar regulagem.

Quanto tempo dura um cilindro pneumático?

Outra pergunta bastante comum diz respeito à durabilidade da peça. Isso depende bastante do desgaste durante o uso e da qualidade e manutenção da peça, feita por parte da empresa que têm as máquinas com utilização da ferramenta.

Se tudo for cuidado perfeitamente, a durabilidade é bastante longa, o que ajuda no custo-benefício. Estima-se uma possibilidade de uso por cerca de 25 mil até mais de 30 mil km.

Vantagens:

Entre as vantagens do uso de cilindros pneumáticos em todo tipo de máquina, podemos citar o fato de ser usado ar comprimido, o que evita vazamentos de líquidos durante o processo. Também não é necessário muito espaço físico para armazenamento, o que facilita a estruturação das máquinas.

  • proporciona menos espaço para armazenar fluidos;
  • por ser um gás, não causam gotejamento e tornam o ambiente mais limpo;
  • fácil obtenção do gás;
  • a eliminação do gás não causa danos ao meio ambiente;
  • fácil instalação, manutenção e utilização.

Os cilindros pneumáticos podem ser utilizados em diferentes tarefas para auxiliar e melhorar os processos na linha de produção e indústria. Torna-se uma alternativa de excelente custo-benefício se comparado a soluções hidráulicas ou elétricas.

Na linha de produção, o dispositivo complementa sistemas de automação que permitem reproduzir tarefas de prender, processar, mover, formar, entre outras ações. De forma geral, um dos usos mais encontrados é o de prender e movimentar peças em posição vertical e horizontal.

Estas são, portanto, algumas informações relevantes sobre os cilindros pneumáticos. Aprendemos que eles são responsáveis pela movimentação de partes móveis em máquinas automáticas e podem ser de alguns tipos, como simples ação e dupla ação. A durabilidade é alta, desde que haja o cuidado na utilização. E o fato de ser usado gás comprimido impede o vazamento de líquido, uma grande vantagem, assim como a simplicidade na instalação.

Gostou deste conteúdo e quer falar conosco? Entre em contato via formulário, telefone ou por nosso chat. Estamos à sua disposição e ficaremos felizes em atendê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

×