O Controlador de Acesso Programável da Schneider Electric, Modicon está completando 50 anos e tive o privilégio de lançar o Modicon M580 no Brasil, o mais avançado controlador de processo do mundo e com isso me sinto parte dessa história. Nesse artigo lanço mão na introdução de um texto sobre os primórdios da Modicon – escrito a exatos 10 anos para a celebração dos 40 anos da marca – pelo amigo Fernando Capelari – atual Business Development Manager para Mineração e Cimento na Schneider Electric e um dos responsáveis pela história da Modicon no Brasil – e depois complemento com informações da linha do tempo dos consagrados controladores Modicon que marcaram o mercado de automação industrial:
Há cinquenta anos, um grupo de engenheiros em Bedford, Massachusetts, imaginou uma maneira melhor de controlar os processos de fabricação industrial. Eles combinaram de forma inovadora a tecnologia de conjunto de circuitos de estado sólido com a lógica de diagrama de contatos, um método de desenho de esquemas lógicos elétricos. O resultado foi o surgimento de um equipamento que substituiu as lógicas eletromecânicas, baseadas em relés, utilizadas em ambientes de produção.
O dispositivo foi chamado de controlador programável e batizado de “084” em razão de ser o 84º projeto desenvolvido pelo grupo. Imediatamente, para realizar a comercialização do produto, foi criada a empresa Modicon, abreviação de MOdular DIgital CONtrol e daí surgiu o Modicon 084.
Além de uma conquista tecnológica imensa, o Modicon 084 sempre foi robusto e confiável. Como prova de sua durabilidade, quase 30 anos após ser implementado pela primeira vez, ainda havia mais de cem equipamentos deste primeiro modelo em uso em fábricas ao redor do mundo.
Nos Estados Unidos, o setor automobilístico iniciou o uso dessa tecnologia no fim da década de 60 e no Brasil, o primeiro Modicon 084 foi instalado em uma grande companhia de mineração no ano de 1971 e com o tempo, o produto se popularizou entre as indústrias e as pessoas não procuravam por um controlador programável, mas sim pelo Modicon, justamente o sinônimo do produto em si.
Atualmente, a família de controladores programáveis para máquinas e para processos da Schneider Electric carrega a marca Modicon e a sua tradição em desempenho e robustez.
Nesses 50 anos, os controladores Modicon mantiveram-se sempre presentes de forma consistente no mundo da automação industrial: Modbus, redundância Hot-Standby, troca de módulos de entrada e saída a quente, programação online sem parar o processador, comunicação via Ethernet integrada e Modbus TCP/IP são exemplos de inovações tecnológicas largamente empregadas pela indústria e que nasceram nos controladores Modicon.
Para dar continuidade a essa trajetória de inovação e atender a um mercado cada vez mais exigente, outras tecnologias são desenvolvidas em uma velocidade muito mais rápida. Para garantir essa evolução constante, a Schneider Electric investe 5% de seu faturamento de 26 bilhões de Euros em Pesquisa & Desenvolvimento em todo o mundo. São mais de 160.000 colaboradores em mais de 100 países trabalhando todos os dias para tornar o futuro uma realidade.
Nesses 50 anos muitos Modicon marcaram o mercado de Automação Industrial, entre eles:
1996: Lançamento do Modicon Premium, primeiro PAC (Programmable Automation Controller) do mundo que oferecia funções muito além do controle de lógica como comunicação em diversas redes, entre elas Modbus TCP/IP;
1999: Lançamento dos primeiros Modicon Quantum com servidor Web, permitindo operação integrada entre diversos sites já antecipando a Internet das Coisas;
2007: Lançamento do Modicon M340, o primeiro PAC All-in-One, com inovações como a não necessidade de bateria para memória, possibilidade de expansão através de cartão SD, porta USB nativa e alta flexibilidade para comunicação em diversas redes como Modbus TCP/IP, Ethernet/IP, Modbus RTU e CANOpen;
2014: Lançamento do Modicon M580, primeiro ePAC (Ethernet Programmable Automation Controller) do mundo, pioneiro da próxima geração de controladores habilitados à IoT (Internet das Coisas) através de seu barramento interno Ethernet e com certificação de Cybersecurity.
Hoje o Modicon M580 representa o que há de mais avançado no mundo dos controladores de processo e é o coração do EcoStruxure Plant™, a plataforma integrada de automação industrial da Schneider Electric, habilitada à IoT e com cybersecurity de ponta-a-ponta.