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Novas formas de trabalho: adaptação à realidade através da resiliência digital

Olhe ao seu redor – o nosso mundo, como o conhecíamos, mudou rapidamente. Os dias de união com a família e amigos para celebrações de formatura, festivais de música, eventos de grande escala, planos de viagem internacional e trabalho lado a lado com os colegas, pelo menos por enquanto, se foram. As normas são desafiadas, os rituais são reformulados e a resiliência digital é redefinida quando nos adaptamos a novas formas de vida e de trabalho.

23 de janeiro de 2020: Foi quando a resposta à crise veio e nossa primeira leva de funcionários na Ásia entrou em trabalho remoto. Pouco tempo depois, como uma reação em cadeia, o resto da empresa global também entrou e nós estávamos a todo o vapor trabalhando no gerenciamento de crises de continuidade de negócios para nossos 135.000 funcionários.

Nesses casos, os CIOs podem escolher entre ser reativos ou tomar medidas pró-ativas, preparando um plano sólido de continuidade de negócios. A escolha deste último pode ser a diferença entre estar na onda ou ser engolido por ela.

Resiliência digital

De acordo com a IDC, estima-se que até 2025 haverá 41,6 bilhões de dispositivos IoT conectados, incluindo máquinas, sensores e câmeras. Em hospitais, data centers, fábricas críticas e instalações industriais, o tempo de funcionamento contínuo não é negociável, especialmente durante eventos catastróficos.

“Então, como podemos garantir a continuidade dos negócios quando a força de trabalho de repente se torna completamente remota? Tanto a tecnologia quanto as pessoas precisam estar no lugar para se adaptarem rapidamente”.

 

Construir a fundação com quatro pilares-chave:

 

  1. Dimensionamento da infra-estrutura de TI para a continuidade dos negócios

Um backbone digital modernizado e infraestrutura tem sido a porta de entrada para a resiliência, garantindo a capacidade de monitorar e conduzir remotamente operações críticas em todas as salas de servidores, centros de dados e chãos de fábrica. EcoStruxure – nossa arquitetura e plataforma habilitada para IoT inclui produtos conectados, para gerenciamento na borda, aplicativos, análises e serviços.  Em 2019, nosso portfólio cresceu 50% em ativos sob gerenciamento, com um aumento de 3% em produtos e mais de 480.000 instalações EcoStruxure em todo o mundo.  Como uma organização digital-first, estendemos a mesma ambição internamente, usando nossas próprias tecnologias digitais para operar eficientemente, construir produtos e viabilizar serviços digitais. Atualmente, temos aproximadamente 19.000 dispositivos EcoStruxure conectados dentro das instalações da Schneider Electric para acelerar nossa própria transformação digital.

Com o EcoStruxure Asset Advisors, a Schneider Electric recebe sem problemas os alertas do centro de dados enquanto as salas dos servidores estão desocupadas e gerencia o inventário enquanto os funcionários da fábrica permanecem em casa. Hoje, com a EcoStruxure IT, nossos técnicos trabalham nos bastidores para garantir a continuidade dos negócios e perceber uma melhoria de pelo menos 50% no tempo de restauração do local.

Com esta base de infra-estrutura digital já estabelecida, podemos implantar planos de continuidade de negócios sem problemas, garantindo a resiliência digital. Concentramo-nos em três áreas principais:

  • Manter as prioridades de nossos clientes na vanguarda com o envolvimento contínuo do cliente;
  • Assegurar o mínimo de interrupção para nossa cadeia de fornecimento e funcionários e;
  • Adaptar-se ao novo normal com uma força de trabalho aumentada.
  1. Trabalho remoto: um novo normal

Uma pesquisa da Gartner, Inc. com os CFOs revelou recentemente que 74% transferirão pelo menos 5% de sua força de trabalho presencial para posições permanentemente remotas após os tempos difíceis.

“Então, como você garante que sua empresa está equipada para capacitar sua força de trabalho remotamente?”

Como nosso CEO, Jean-Pascal Tricoire compartilhou em um post recente no blog, como toda a força de trabalho dispersa para suas casas, a empresa estava totalmente operacional em menos de dois dias.  Em uma semana, quase todos os nossos serviços de atendimento ao cliente foram realizados de casa, para gerenciar o aumento de 110% no volume de chamadas.

No início da pandemia, tínhamos cerca de 30.000 conexões simultâneas diariamente. Como cada vez mais países instituíram bloqueios e mandatos de trabalho a partir de casa, esse número então aumentou para 60.000, para 90.000, e agora mais de 100.000 hoje.  Nossa organização de marketing se movimentou da noite para o dia 100% digital, aumentando para 115% em eventos virtuais YoY.

Para os funcionários colaborarem digitalmente, os serviços e plataformas digitais como Skype for Business, Microsoft Teams e Box tornaram isso possível. Com as Equipes, fomos facilmente capazes de aumentar o suporte para toda a força de trabalho com o mínimo de intervenção. No final de março, vimos um pico de quase 26 milhões de minutos de reuniões virtuais por mês, um aumento de 73% desde dezembro de 2019.

  1. Navegando nas condições mutáveis do mercado

Na Schneider, privilegiamos pessoas, parceiros e parcerias em tudo o que fazemos para garantir a vida – desde o andar executivo até a cadeia de abastecimento  ao ecossistema. Desde simplificar e harmonizar nossos pontos de contato digitais para antecipar as necessidades dos clientes, até o trabalho com nossos fornecedores para capitalizar seu valor, até a digitalização de nossa cadeia de suprimentos.  Sendo a mudança a única constante, permitir um fluxo contínuo de dados de nossos fornecedores para nossas aplicações de gerenciamento de estoque para ajustar instantaneamente as mudanças na tributação ou na data de entrega foi fundamental para mitigar qualquer interrupção na mudança de fornecimento e, em última instância, de nossos clientes.

Em 2017, começamos a implantar nosso programa EcoStruxure Smart Factory para automatizar a fabricação e a digitalização de nossa cadeia de fornecimento. Com o EcoStruxure Plant and Machine instalado, nossas operações de fabricação poderiam continuar, mesmo com alguns funcionários da fábrica, tais como os de Planejamento, Logística, Inventário e Engenheiros de Manufatura com trabalho remoto.

  1. Mantendo a segurança cibernética no topo da mente, independentemente do ambiente

De acordo com relatórios recentes, o mundo tem visto um aumento de 400% nos ataques relacionados ao corona, com hackers desenvolvendo websites, aplicativos e ferramentas de rastreamento que afirmam fornecer informações em tempo real sobre o vírus. Sabemos que, mesmo em condições normais, 95% de todos os incidentes de segurança envolvem erro humano. O National Institute of Standards and Technology (NIST) adverte que “as organizações devem assumir que as partes maliciosas ganharão controle dos dispositivos de teletrabalho dos clientes e tentarão recuperar dados sensíveis deles ou aproveitar os dispositivos para obter acesso à rede da empresa”. Com isto em mente, a educação e a conscientização são ainda mais importantes. Isto pode incluir:

  • Promover o uso da VPN segura;
  • Impor o uso de ferramentas de conferência digital aprovadas;
  • Relembrar aos funcionários os protocolos de compartilhamento seguro de arquivos;
  • Mudanças nas políticas de senhas que exigem combinações mais fortes
  • Conclusão obrigatória do treinamento.

Transformação digital acelerada

Na Schneider Electric, acreditamos que o acesso à energia e ao digital é um direito humano básico.  Nossa transformação digital começou há décadas no chão de fábrica. Para as empresas que podem estar apenas embarcando em sua jornada, podemos esperar uma rápida aceleração com base na necessidade. A tecnologia e a digitalização são o cerne do que o mundo depende hoje em dia. Garantir que sua empresa esteja pronta ajudará a conter a maré e colocar suas instalações em novas margens fará a diferença. E, à medida que estabelecermos novas normas e capitalizarmos nossa resiliência digital coletiva como uma comunidade global, que todos nós possamos sair mais fortes e melhores juntos.

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